domingo, 16 de fevereiro de 2014

NOSSA LÍNGUA

O Que é Linguística?


  A Linguística é o estudo científico da linguagem. Está voltada para a explicação de como a linguagem humana funciona e de como são as línguas em particular.



Pode ser dividida em:

  • FONÉTICA- Estuda os sons da fala, preocupando-se com o mecanismo de produção e audição.

  • FONOLOGIA- Preocupa-se também com os sons da língua, mas do ponto de vista de sua função.

  • MORFOLOGIA- Estuda o signo linguístico reduzido a sua expressão mais simples (morfemas), e a combinação entre esses morfemas formando unidades maiores, como a palavra e o sintagma.

  • SINTAXE- Estuda tudo que se relaciona com a combinação linear dos morfemas. É a sintaxe que vai explicar que o português pode usar tipos de construção de frases.

  • SEMÂNTICA- Preocupa-se com o significado. A Semântica é a parte da Linguística que se interessa pela natureza, função e usos desses significados.

  • PRAGMÁTICA- Volta-se para o que se faz com a linguagem, em que circunstâncias e com que finalidades.

  • ANÁLISE DO DISCURSO- Nos estudos linguísticos da Análise do discurso, entram não apenas aspectos semânticos e literários, mas tudo o que um linguista pode utilizar em termos de som, significado e estrutura para analisar um texto.  

  • PSICOLINGUÍSTICA- Se interessa pelos processos mentais relacionados com a produção da linguagem, estudando as relações entre pensamento e linguagem.

  • SOCIOLINGUÍSTICA- Vai mostrar os problemas da variação linguística e da norma culta. 

ATÉ A PRÓXIMA!




2 comentários:

António Je. Batalha disse...

Olá amiga, hoje quero agradecer a Deus pelo dom da sua vida, e desejar a você e sua família
um Feliz -Natal, cheio de saúde e alegria!!!
Obrigado e muita paz.
Peregrino E Servo.

Unknown disse...

Olá Multiplicador(a), que 2015 seja de boas realizações para você e toda sua casa!

Ana, estamos aqui em nome dos Educadores Multiplicadores, pois estamos precisando de sua ajuda para alargar as fronteiras do conhecimento e encurtar a distância entre os educadores.

Ajude-nos a conhecer novos trabalhos, fazer novas e boas amizades, todos nós ganharemos. Gostaríamos que convidasse 2 ou 3 blogs de sua lista de professores para fazerem parte da Família Educadores Multiplicadores.

Ah, educador(a) não esqueça de atualizar/adicionar o nosso banner de parceria em seu blog, isto é muito importante.

Certo de sua compreensão, agradecemos em nome de todos os Educadores Multiplicadores. Visite-nos! Contamos com você! Fiquemos na Paz de Deus e até breve.

Irivan Rodrigues