segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Elevar a autoestima, faz toda a diferença!

"A autoestima é algo que se aprende.Se uma criança tem opinião positiva sobre si mesma e sobre os outros, terá maiores condições de aprender. Caso contrário, a criança pode perder o interesse e o desejo de aprender, ficando indiferente diante do êxito e do fracasso. Esse sentimento poderá resultar problemas de aprendizagem e de comportamento". 
                                                                                                MARTA RELVAS


     Esse texto nos leva a meditar sobre a forma como trabalhamos com nossos alunos. Como Educadores, temos que estar atentos para a forma como trabalhamos a autoestima dos Educandos. Acredito que elevar a autoestima de nossos alunos faz toda a diferença no momento da aprendizagem. Passei por uma experiência este ano.  Um aluno repetente no 1º dia de aula, foi até a minha mesa e me falou bem baixinho, após eu ter colocado uma atividade no quadro. "Eu repeti de ano porque  não sei ler". Conversei com ele que o ajudaria; no 2º bimestre este aluno tirou 8 na prova de Produção de Texto e ao ficar sabendo chorou compulsivamente, até mesmo a postura deste aluno dentro de sala de aula mudou, já não apresentava problemas de comportamento. Quando aprendeu a ler teve sua autoestima elevada. Ao falar comigo se sentia inferiorizado por não saber ler e escrever. Por este motivo o professor deve ser incansável em buscar estratégias para trabalhar com seus alunos todo o conteúdo que deve ser dado, mas sem perder a sensibilidade que todo Educador deve ter, o nosso olhar pode fazer toda a diferença. Todos tem seu valor, por este motivo sou simpatizante da Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner. Mas este é um assunto para uma próxima postagem. Façamos a diferença!
                                                                                                       Até a próxima


                         DEIXE UM COMENTÁRIO sua opinião é muito importante.





16 comentários:

CARLA SIMÔNE LUCAS disse...

meu último ano com turma vivi uma experiência semelhante, melhor que vê-los lendo, é saber que faremos parte da história desta "vida" pra sempre...
O missão deliciosa ensinarr!!!
Parabéns "tia" Ana
beijos

Ana Márcia disse...

Obrigada querida!

Sandra Mara disse...

Parabéns Ana Márcia, seu blog está muito bom e de muita qualidade, aliás tudo o que você faz é de muita qualidade. Bjs

Ana Márcia disse...

Obrigada pelo carinho!

Lud :) disse...

Eu acho que um professor tem tantos alunos... Mas um aluno lembra sempre de cada professor pra sempre. Sendo essa uma lembrança boa ou ruim.

Conheci vários de seus alunos, e sei que eles sempre vão lembrar de você com carinho.

Beijos! Lud!

Ana Márcia disse...

Obrigada linda!

Cláudia Breves disse...

Como sempre tudo o que vc faz é com qualidade!! Parabéns!!
Cláudia Breves

Ana Márcia disse...

Muito obrigada!

Beatriz disse...

fico muito legal o post e o blog em si mãe. parabéns

Ana Márcia disse...

Obrigada!

Deise disse...

Ameeeei!!! Parabéns! Seu blog reflete a profissional excepcional e o pessoa especial que você é.

Ana Márcia disse...

Obrigada pelo carinho!

Zaira disse...

Parabéns! Tudo que você faz é muito especial. Você faz a diferença.

Ana Márcia disse...

Agradeço o carinho!

Victor Said disse...

Na realidade elevar a autoestima do público discente é um grande feito que se traduz na ensinagem (ensino+aprendizagem). O aluno que se sente bem consigo mesmo aprende melhor e está apto a compartilhar isso com os outros colegas de classe. Quando se está bem não há aprendizagem que não seja significativa. Sou professor do 4º ano e trabalhei durante algum tempo com a Alfabetização de Jovens e Adultos. Já nesse público específico, a autoestima está deliberadamente fragilizada e o resgate dessa influencia e muito no desenvolvimento das aulas. Adorei o blog, volto aqui mais vezes. Preciso beber de seus pensamentos! E obrigado por visitar o meu blog, seja sempre muito bem-vinda!

Ana Márcia disse...

Obrigada! Volte sim, será bem-vindo!